Sempre Internet

RFC

RFC, para que serve?

RFC é uma sigla que significa Request for Comments, ou em português, pedido para comentários. O RFC é um documento técnico formulado e mantido pela IETF – Internet Engineering Task Force. Essa é uma instituição que garante a implementação dos padrões para a internet em todo o planeta. 

Pode até parecer complexo o que acabamos de falar, mas acredite, não é e nós usamos o RFC todos os dias. Você pode conferir olhando na maioria dos seus dispositivos que se conectam à internet. Neles estará escrito RFC. O significado destas três letras é de extrema importância, pois são elas que regulam todos os padrões que utilizamos na internet no mundo inteiro. 

Em outras palavras, o RFC é a reunião de inúmeras publicações feitas por especialistas para padronizar os serviços, os protocolos e as informações técnicas oficiais da Internet. Todos estes protocolos e diretrizes pertencem a IETF. Esta, por sua vez, é um grupo internacional e aberto, e dela participam diversos técnicos, agências, fabricantes de equipamentos, pesquisadores, cientistas, engenheiros, especialistas em telecomunicações e outros. 

Estes trabalhadores se preocupam em desenvolver diariamente os padrões da internet que conhecemos hoje em dia. Como já falamos, essas normas podem passar despercebidas por nós. Mas acredite, sem elas seria impossível você utilizar a rede mundial de computadores como a conhecemos hoje. 

Cada uma das normativas RFC precisa trabalhar corretamente para que todo o protocolo da informação funcione. Por exemplo, o RFC 3286 tem as especificações necessárias para que plataformas de streaming funcionem. É por este motivo que o fluxo de dados consegue ser o mesmo do seu streaming, seja aqui ou nos Estados Unidos. Essas normativas servem para isso, para que todos conversem a mesma língua, independente de quem seja o fabricante do hardware ou software utilizado. 

 

Exemplo de RFC

 

Os RFCs podem ser específicos de um país ou até mesmo de uma região, mas todos devem seguir a padronização imposta pelo seu respectivo protocolo. Vamos exemplificar alguns tipos de protocolos de RFCs

  1. Informacional;
  2. Experimental;
  3. Melhor Prática Atual;
  4. Trilha dos Padrões;
  5. Proposto;
  6. Rascunho;
  7. Padrão da Internet;
  8. Histórico.

 

Vale ressaltar que os RFCs são únicos e que quando são revistos, eles devem seguir as diretrizes do grupo dos quais fazem parte. Outro exemplo prático do RFCs você pode conferir na tabela a seguir:

 

Protocolo

RFC

UDP

768

IP

791

ICMP

792

FTP

959

HTTP

1945

POP3

1939

NAT

3022

 

Estes são apenas alguns exemplos de protocolos garantidos pelo RFC que nós utilizamos todos os dias sem nos darmos conta. Essas padronizações transformaram a internet como conhecemos hoje e garantem a nossa conectividade. 

 

Adicione o texto do seu título aqui

Trabalhe Conosco

Você está sendo redirecionado para o site da Solides, empresa terceirizada e que não faz parte do grupo econômico da Sempre, sendo assim possui sua própria política de privacidade de dados.

Clique no botão abaixo caso concorde em ser redirecionado e dar continuidade no preenchimento de seu currículo.

Trabalhe Conosco

Você está sendo redirecionado para o site da Solides, empresa terceirizada e que não faz parte do grupo econômico da Sempre, sendo assim possui sua própria política de privacidade de dados. Clique no botão abaixo caso concorde em ser redirecionado e dar continuidade no preenchimento de seu currículo.

    Telefone:
    Selecione o Setor: