IEEE é o Institute of Electrical and Electronics Engineers, ou em português, Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos e a pronúncia correta de seu nome é I3É, mas afinal, o que é esse órgão e como ele ajuda na padronização da sua internet?
O IEEE foi fundado nos Estados Unidos da América, entretanto possui atuação em todo o mundo. O Instituto não possui fins lucrativos. Ele foi fundado com a ideia de garantir e dedicar-se diariamente para a padronização de normas técnicas e para o avanço da tecnologia.
Além de possuir ramificações em muitos países do mundo, o IEEE conta com profissionais de muitas áreas distintas, como cientistas, engenheiros elétricos, da computação, profissionais da área de telecomunicações e de muitas outras áreas relacionadas à tecnologia e à internet.
Um dos principais objetivos do IEEE é promover e fomentar o conhecimento no campo da engenharia elétrica, das telecomunicações e da eletrônica. Mas, a sua jornada não fica retida a estas áreas específicas. Hoje o IEEE conta com áreas para o avanço e para a pesquisa em tecnologias como a inteligência artificial, a nanotecnologia, a robótica e, até mesmo, a bioengenharia. Esta última, é uma ciência que pode ajudar muitas pessoas com algum tipo de necessidade especial a levarem uma vida mais fácil.
O IEEE ainda é responsável pela normalização de regras para dispositivos eletrônicos, como o seu roteador da Sempre Internet e dos dispositivos que irão receber o sinal emitido pelo roteador. Não podemos afirmar de qual dispositivo eletrônico você está lendo este artigo, mas podemos sim dizer que ele só se comunica com a rede através das regras criadas pelo instituto.
IEEE 802, o Wi-Fi que você está utilizando agora
Há pouco mais de 40 anos, o IEEE resolveu padronizar o que conhecemos hoje como W-Fi, Ethernet e Bluetooth. Sabe qual foi a importância desta padronização para nós, usuários finais? Sabermos que mesmo estando em qualquer lugar do mundo ou então comprando da marca A, B ou C poderemos conectar os nossos dispositivos, pois todos eles trabalham na mesma frequência e com as mesmas premissas.
Imagine você utilizando um notebook da marca B, porém o seu roteador é da marca C. Sem a padronização, cada uma das duas empresas poderia criar o seu dispositivo, para que você, usuário, fosse obrigado a adquirir o roteador e o computador da mesma empresa.
Com o IEEE 802 este monopólio ficou impossível de ser realizado, pois as empresas devem seguir as mesmas normas para vender os seus produtos. Para você, isso significa poder conectar o seu computador a rede de internet em qualquer lugar do mundo. Independente da marca do roteador que está transmitindo o sinal.
Em nosso dia a dia, é difícil imaginar que existe um instituto que regulariza toda a internet. Mas pense, como seria sem o IEEE? A normalização dos cabos, dos roteadores e da própria internet passou e, ainda passa, pelas diretrizes deste grupo de cientistas.
Toda essa história começou em 1980 com a criação do grupo que estabeleceria, posteriormente, as normas da IEEE 802. Na época, começou-se estabelecendo as linhas gerais que garantiriam a padronização das tecnologias para a rede cabeada, a Ethernet. Já em 1983 foi possível o compartilhamento de documentos dentro de uma mesma rede, dando início ao que utilizamos hoje.
Mas e o Wi-Fi?
O Wi-Fi é a evolução da rede Ethernet, aquela cabeada. Se a Ethernet recebe o nome de IEEE 802.3, o Wi-Fi que você utiliza diariamente na sua casa ou na sua empresa recebe o nome de IEEE 802.11.
O Wi-Fi surgiu da vontade de utilizar uma rede que entre os computadores que não utilizasse o fio para transmitir os dados. Daí surgiu o Wi-Fi, que significa Wireless Fidelity ou em portugês, fidelidade sem fio. Essa tecnologia vem se desenvolvendo ao longo dos anos. Desde a sua criação e a Sempre Internet procura oferecer para seus clientes a tecnologia mais recente.
Hoje estamos no Wi-Fi 6.0, mas o Wi-Fi 7.0 já está em estudo para a criação das suas regras.
Esperamos que com este pequeno artigo você entenda um pouco mais sobre o IEEE e a sua importância para a internet como a conhecemos hoje.