Sabia que tem como você melhorar a velocidade da sua conexão com a internet? Mesmo grandes conexões, como as da Sempre Internet, podem sofrer oscilações e perda de qualidade, principalmente com Wi-Fi. Apesar da tecnologia ter se desenvolvido muito desde a sua criação, o roteador ainda trabalha com frequências de rádio. Paredes, a distância entre os cômodos, alguns aparelhos que emitem ondas e outros fatores, podem atrapalhar o sinal do seu roteador.
Em um artigo mais antigo em nosso blog, te mostramos especificamente como você pode melhorar a qualidade do seu Wi-Fi. Para conferir o texto que produzimos para você, basta clicar aqui. Outro assunto que já abordamos e que pode ajudar na sua conexão com a internet é o repetidor de sinal. Neste artigo, tentamos explicar as vantagens e desvantagens na utilização deste aparelho e, principalmente, se você precisa dele.
Bom, mas voltando ao assunto deste artigo, vamos entender como pequenas atitudes podem te ajudar a melhorar a qualidade da sua conexão. Como falamos, os seus aparelhos podem sofrer com instabilidades causadas tanto pelo mau uso do equipamento, quanto por interferências. O que acontece, na maioria dos casos, é que muitos clientes acabam culpando o provedor de internet pela instabilidade.
E, na verdade, o próprio provedor não tem culpa, pois a qualidade do sinal está chegando alta e em boa potência para os clientes. São muitos os fatores que acabam prejudicando o seu sinal e a velocidade da sua internet residencial. Este blog foi pensado justamente nisso. Queremos te ajudar a solucionar de maneira simples alguns fatores que afetam a sua internet e como você pode resolvê-los. Continue a leitura e aproveite…
4 dicas para resolver a conexão lenta
Mantenha seu roteador visível
Manter o seu aparelho visível é fundamental para o bom funcionamento e distribuição da sua rede dentro da sua casa. Evite colocar o aparelho em gavetas e armários. Nunca coloque outros aparelhos e objetos na frente do seu roteador, principalmente aqueles que emitem ondas, como microondas, televisores e outros.
Evite que o seu roteador fique deitado, pois isso também atrapalha a qualidade do sinal enviada para o resto da casa. E, para uma melhor distribuição de sinal, tente deixar o seu aparelho em um local alto e no meio da casa. Essas pequenas dicas podem melhorar muito a sua conexão!
O cabo sempre será mais estável
Apesar de o roteador ser muito mais prático, as conexões cabeadas são sempre mais estáveis do que o seu Wi-Fi. Entender isso é muito simples, o cabo é menos sujeito a interferências do que ondas de rádio. Prefira usar esse sistema em computadores, videogames e, até mesmo, em televisores. Esse tipo de conexão vai garantir mais velocidade e estabilidade em seu sinal.
Quanto mais perto do roteador, melhor o seu sinal
Se você for utilizar a internet para atividades pesadas como videochamadas, assistir filmes e, até mesmo, jogar no celular, fique o mais próximo possível do roteador. Desta forma você irá garantir uma maior estabilidade de seu sinal e, consequentemente, uma melhor velocidade e estabilidade.
Lembre-se sempre, quanto mais longe do roteador, menor é a sua velocidade e, a conexão cabeada, sempre será mais rápida e eficiente.
Cuidados com os aparelhos aumentam seu tempo de vida
Tenha cuidado com os seus equipamentos, pois dessa maneira, eles terão seu tempo de vida aumentado e, consequentemente, renderão melhor. Coloque-os em um local ventilado e longe do sol, evite que a poeira se acumule sobre os aparelhos, limpe-os regularmente com um pano seco ou úmido. Cuidado com os seus pets, eles gostam de brincar de morder e esta brincadeira pode danificar seriamente os equipamentos.
Dicas simples farão toda a diferença na qualidade da sua conexão.
Dicas bônus:
- Nunca coloque objetos sobre os aparelhos da internet;
- Evite que os seus cabos fiquem dobrados, ou então, muito esticados;
- Nunca coloque as saídas de ar dos seus aparelhos, mantenha-os sempre ventilados;
- Cuidado ao varrer próximo aos cabos dos seus aparelhos;
- Nunca mexa no conector óptico dos seus aparelhos.