Sempre Internet

Diferença do 5G do roteador para telecomunicação

5G no roteador e 5G na telecomunicação, qual a diferença?

De uns tempos para cá, ouvimos muito falar sobre a tecnologia 5G, presente em nossos roteadores de internet e também nas companhias de telecomunicação móvel e, como ela vai revolucionar as nossas vidas, com alta conexão, velocidade e atividades que antes não eram permitidas pela limitação tecnológica existente. Mas muito cuidado, existem dois tipos de tecnologia 5G que estão confundindo muito a cabeça dos usuários menos familiarizados com elas, o 5G para telefone e o 5GHZ para roteador. 

No artigo desta semana da Sempre Internet vamos tentar desmistificar para você e explicar quais são as principais diferenças encontradas entre a frequência de 5GHz emitida pelo seu roteador da Sempre e o 5G que aparece no seu celular, se disponível, quando você está nos grandes centros de cidades importantes, por hora. Saiba que elas são totalmente diferentes!

Toda a confusão com os nomes começou quando a grande mídia começou a divulgar o leilão para as operadoras de telefonia móvel sobre a nova tecnologia. Aliado a isso, as grandes fabricantes de aparelhos celulares começaram a divulgar que seus telefones já viriam preparados para o 5G. Mas e quem já tinha um telefone antigo e conseguia ver a rede “5G” quando procurava por um Wi-Fi? 

E esta é justamente a confusão que queremos te simplificar. A verdade é que seu roteador envia ondas na frequência de 2.4GHz e 5Ghz. Essa segunda tecnologia já existia nos roteadores “mais modernos” muito antes da nova banda de Wi-Fi. A única semelhança entre o 5G da sua operadora de celular e o 5G do seu Wi-Fi está no fato da transmissão de sinal ser realizada de maneira sem fio. Pronto, as semelhanças acabam aí!

 

Um pouquinho de história

 

Para entendermos o que é a frequência de banda 5GHz nos roteadores, precisamos primeiro saber um pouquinho mais da história do Wi-Fi que temos em nossas casas. Quando os roteadores surgiram o sinal sem fio que conhecemos era distribuído ainda na frequência de 2.4GHz. Para a época e para as velocidades disponíveis, essa banda de transmissão era mais do que suficiente. 

Ainda hoje, ela possui algumas vantagens, como a de alcançar lugares mais longes do que a nova frequência de 5GHz. Porém, a sua principal desvantagem competitiva reside no fato dela não conseguir transferir os dados com a mesma velocidade. Em palavras mais simples, se você possui um provedor como a Sempre, que fornece para seus clientes, ultravelocidades que podem chegar até 1 Gigabyte por segundo, a banda de 2.4GHz não será capaz de entregar no Wi-Fi tudo o que entrega no cabo. Neste ponto, é válido fazermos um pequeno parêntese: a velocidade de conexão quando a sua máquina estiver ligada pelo cabo ao roteador, será sempre maior do que o Wi-Fi, pois ela está sujeita a sofrer menos interferências. 

Outra grande desvantagem da frequência 2.4GHz está na quantidade de canais que ela permite que o roteador se comunique com os seus aparelhos, como celulares, smart TVs, notebooks e outros. Essa banda só possui 3 canais, enquanto a de 5GHz possui 23. Na prática isso significa que o roteador de 2.4GHz tende a ficar mais congestionado. Vamos pensar em uma cidade que possui apenas três avenidas, enquanto a outra possui 23. No roteador é assim que funciona, com menos avenidas para dividir o trânsito, os caminhos tendem a ficar saturados e causar congestionamentos. 

Não só o seu roteador irá trafegar em uma dessas avenidas dessa cidade. Ali passam as ondas do microondas, do seu telefone fixo sem fio, do seu televisor e, ainda, o sinal do roteador de seus vizinhos. Imagine isso em um prédio, com seis apartamentos por andar, quantos sinais de roteadores o seu celular consegue pegar? E é exatamente essa confusão que faz com que o Wi-Fi de 2.4GHz se torne mais lento, quando comparado com o de 5GHz.

 

Mas enfim, o que é 5G no roteador?

 

De maneira simples e para continuarmos o nosso exemplo das cidades, o Wi-Fi 5GHz é uma cidade nova, planejada, com 23 avenidas largas, que permite a passagem de muita informação. É isso mesmo, essa tecnologia que se popularizou apenas em 2009 foi criada 10 anos antes. Essa popularização ocorreu anos depois, justamente porque ainda não havia a necessidade de que ela fosse utilizada em larga escala. 

Vamos lembrar que a fibra óptica demorou para chegar no Brasil e, primeiro, entrou nos grandes centros e com o tempo foi alcançando o nosso interior. A frequência de 5GHz possui um alcance menor, quando comparada com a de 2.4GHz, mas em compensação ela permite que o tráfego de informações seja mais rápido e efetivo. E os seus 23 canais diminuem o congestionamento, fazendo com que os dispositivos móveis atinjam altas velocidades, mesmo fora do cabo. 

E este é um dos diferenciais da Sempre. Quando você contrata um de nossos planos de ultravelocidade, nós te fornecemos um roteador dual band, ou seja, que opera com a rede de 2.4GHz e de 5GHz, simultâneas, para que você tenha, ao mesmo tempo, o melhor da velocidade e também de alcance de sinal. 

Quando a tecnologia de 5GHz foi inventada e se popularizou, aumentando a entrega de velocidades e diminuindo a interferência, o 5G da sua rede móvel ainda nem existia, fazendo com que os usuários abreviassem carinhosamente o Wi-Fi 5GHz de Wi-Fi 5G, mas de novo, nada ele tem em comum, um com o outro, a não ser a distribuição sem fio de internet!

 

Rede Móvel 5G

 

A tecnologia 5G oferecida pelas companhias de telefonia móvel nada mais é do que uma evolução natural do 2G, 3G, 4G e agora o 5G. A rede funciona para que os usuários possuam internet em seus aparelhos celulares, mesmo que eles estejam desconectados de um roteador com sinal fixo de internet. O 5G se resume à quinta geração de conectividade móvel que as empresas de telefonia entregam para seus usuários. 

Assim como foi o 3G quando lançado, ainda é necessário que os aparelhos celulares tenham capacidade de suportar tal conexão. Mas em poucos anos, se não meses, os novos lançamentos já virão com essa tecnologia embarcada, sem que seja necessário pagar mais por isso. Existe uma grande promessa em torno do 5G, pois a velocidade de conexão móvel promete surpreender os usuários e dar autonomia para muitos equipamentos do futuro. Porém, por hora, essa é uma promessa restrita aos grandes centros comerciais. 

Adicione o texto do seu título aqui

Trabalhe Conosco

Você está sendo redirecionado para o site da Solides, empresa terceirizada e que não faz parte do grupo econômico da Sempre, sendo assim possui sua própria política de privacidade de dados.

Clique no botão abaixo caso concorde em ser redirecionado e dar continuidade no preenchimento de seu currículo.

Trabalhe Conosco

Você está sendo redirecionado para o site da Solides, empresa terceirizada e que não faz parte do grupo econômico da Sempre, sendo assim possui sua própria política de privacidade de dados. Clique no botão abaixo caso concorde em ser redirecionado e dar continuidade no preenchimento de seu currículo.

    Telefone:
    Selecione o Setor: